Gabriela Galindo se despede do ballet.
Gabriela Galindo se despede do ballet.
No ultimo domingo(01/08/10),em uma belíssima apresentação no teatro de São Paulo,a bailarina Gabriela Galindo deu por fim sua carreira na dança Clássica.A mesma que já havia passado um ano (2009) sem dançar,foi surpreendida pelos maiores profissionais da área em uma linda homenagem.
Gabriela nascida em 07 de julho de 1991 na cidade de São Paulo. Iniciou seus estudos de Ballet Clássico com 4 anos de Idade.Aos 9 anos ganhou uma bolsa de estudo na Escola Bolshoi no Brasil,a única filial do Ballet Bolshoi fora da Rússia,localizada em Santa Catarina .Desde então dedicou todo seu tempo ao Ballet Clássico.
Aos 13 anos teve uma indicação para um curso de verão, de 45 dias, no Miami City Ballet School. Apenas 19 brasileiros foram para o curso. Destes, somente Gabriela e mais um foram escolhidos como solistas.Com 14 anos voltou para casa carregando a medalha de Ouro do Festival de Danza del Mercosur, Buenos Aires-Argentina.No mesmo ano, participou do Prix de Lausanne, classificou-se como Finalista, entre as dez melhores bailarinas estudantis do mundo.
Com seus 15 anos já tinha viajado vários países e viajava pelo Brasil apresentando o Festival de maior sucesso de dança clássica do País.
No mês de junho,viajou para Recife,Bahia,Porto Alegre,Santa Catarina,Rio de Janeiro e São Paulo,apresentando seu solo da companhia de dança JotaJ. No ano seguinte,especificamente no mês de janeiro,apresentou-se em Orlando na Flórida,interpretando Alice de "Alice nos País das Maravilhas",no parque Walt Disney.
Foram mais de 20 festivais de dança apresentados,10 solos diferentes.Três musicais. Os prêmios mais importantes como:
Título de Prima Balerina Absoluta R.V. Promoções./ Medalha de Ouro do Festival de Dança de Joinville,/ troféu Mirian Toigo, como Melhor Bailarina Clássica do Festival./ Medalha de Prata no 4th International Ballet & Modern Dance Competition/.Medalha de ouro do Festival Rio Grande do Sul./Foi apoiada pela Capézio brasileira a maior empresa de artigos para dança. Entre outros..
Gabriela deixará saudade já que hoje era considerada uma das grandes revelações do Ballet Clássico.
Foi perguntado para Alessandra Petit,professora e amiga de gabriela,se a bailarina iria continuar com a dança.Alessandra respondeu:
"Acho que não.A Gabi ama o que fez a vida toda,mas agora quer conquistar outras coisas em sua vida.Ela ganhou uma bolsa em uma universidade aqui em São paulo,para o curso de Fotografia,mas decidiu não aceitar e fazer outra faculdade.Ela merece toda sorte do mundo."
E quando o jornal perguntou para o professor Guivalde de Almeida,um dos maiores nomes da dança no brasil;a respeito de Gabriela,ele respondeu emocionado:
"Você já viu uma bailarina com 17 pinos dançar? isso já diz tudo pra mim". E complementa .. "Ela nunca desistiu quando tinha seu problema,que para mim nunca foi um.Agora está mais linda do que nunca e a cada dia mais talentosa"
Gabriela foi submetida à uma cirurgia de Escoliose na coluna,em janeiro de 2009,por este motivo não apresentou-se mais em festivais de dança.Mas em fevereiro desse ano fez participação especial em 2 festivais.
No palco, um dos alunos da Escola de dança do Rio de Janeiro fez a seguinte pergunta:
"E agora que seu sonho acabou?"
E a bailarina responde:
"Meu sonho não acabou,ele foi realizado no dia 08 de janeiro de 2009,na Santa Casa de Santos,e o ballet era só um complemento,que eu levo no coração."
No final da homenagem para a bailarina,ela e os 10 profissionais que estavam no palco terminaram tudo de uma forma inusitada.
Todos de mãos dadas gritavam a seguinte frase:
"OBRIGADO ALBERTO GOTFRID".
E com o teatro lotado foram aplaudidos de pé...
"No fim das apresentações,sempre homenageamos alguém do grupo,ou um nome da dança clássica.Mas hoje foi diferente,decidimos homenagear alguém muito especial,que fez nossa Gabi voltar a ser a pessoa mais feliz do mundo.Fizemos isso de coração"
Explica Madalena,45,responsável pela coreografia da noite.Ao responder a pergunta do jornal; para quem seria a frase usada pelo grupo e pela bailarina ao deixarem o palco.
(Alberto Gotfrid,foi o cirurgião de Gabriela Gallindo).
O artigo acima,são alguns trechos retirados da matéria publicada pelo caderno Cultural.
fontes: Caderno Cultural do Estado de São Paulo 02/08/10- segunda-feira.
Caderno de Cultural do Matto Grosso do Sul 03/08/10/-terça-feira
Caderno de Cultural do Rio Grande do Sul 04/08/10/-quarta-feira