Como funciona a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Introdução a Como funciona a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai muito além da dança. O balé é, sem dúvida, o “carro-chefe” e o grande chamariz, porém, a beleza dessa arte divide a sua importância com a extensão social e educacional da Escola.
Instalada em Joinville, em Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, ela é a única escola do Teatro Bolshoi que está localizada fora da Rússia, país de origem da companhia que é considerada uma das melhores do mundo.
Trata-se de uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Professores russos e brasileiros empenham-se diariamente em formar bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicadas na Rússia.
A missão da escola, porém, não é apenas a de ensinar o tradicional balé russo a seus alunos e sim formar artistas-cidadãos. Em 2008 são atendidos 234 alunos dos quais 96% são bolsistas. A grande maioria é proveniente de famílias simples que recebem gratuitamente o ensino do balé, estudo da arte, alimentação, figurino, material didático, transporte, orientação pedagógica, assistência médica, odontológica, ortodôntica e nutricional.
Os atuais sete mil m2 do complexo abrangem salas de aula para balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, camarins, vestiários, cantina, espaços culturais e laboratórios cênicos. Manter tudo isso não é fácil. A Escola é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, mantida pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apóiam os projetos desenvolvidos.
E ser um aluno Bolshoi também não é nada fácil! Nas próximas páginas fique por dentro da história da Escola, dos cursos desenvolvidos e saiba como funciona o processo de seleção, do qual anualmente participam mais de quatro mil crianças e adolescentes de todo o Brasil.